quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Planejamento"

Ao pé da letra planejamento nada mais é que uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Agora chega de filosofia e vamos colocar isso na linguagem prática e direta. Costumo dizer que antes de qualquer empreitada, precisamos ter um destino aonde chegar, ou seja, se estamos navegando temos de ter bem definido para onde estamos indo, se não estaremos perdidos no meio do oceano.
Tendo nítido aonde chegar, precisaremos trilhar um caminho de como chegar, e é exatamente ai que nasce o planejamento, nesse intervalo de ponto de partida e o ponto de chegada, pois cada ação para ter otimização(máximo proveito) das forças exercidas, precisará passar por este ponto, para sabermos o que fazer, como fazer, qual ação deve ser colocada em prática primeiro, entre outras coisas, isso é se planejar, tanto para situações boas quanto para situações de turbulência.
Existem os mais variados tipos de planejamentos, as que eu mais utilizo são:
Planejamento diário: traçado em um universo de uma semana, onde são colocadas todas as ações em lista a serem efetuadas. Usada geralmente em situações menos complexas como: organização de estudo, tarefas da empresa, coisas pessoas e etc.
Planejamento mensal: utilizado tanto para um mês em específico quanto para trimestres meses, são tarefas que na maioria das vezes exigem mais tempo como: perda de peso, aumento no número de vendas, acerto de contas e etc.
Planejamento anual: utilizado para objetivos de prazos longos como: ganho de fatia de mercado, compra de uma casa, uma faculdade e etc.
O planejamento é algo muito pessoal, existem de todos os tipos, o importante é você procurar o que melhor se identifica com o seu perfil e usá-lo, tanto para sua vida pessoal quanto profissional.
Se você não se planejar pode correr alguns riscos, primeiro: de não saber como dar o primeiro passo, segundo: de se embolar com tarefas e terceira: de não chegar onde deveria ter chego e morrer na praia.
“Se a distância é curta ou longa, não importa se não se planejar estará à mercê da sorte”. (Rafael Roza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário