segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A tal da excelência

Hoje no meio profissional ouvimos muito sobre a tal da excelência, mas até que ponto entendemos e sabemos o que é essa tal de excelência, muitos dizem mas pouco se sabe. Até parece coisa dos novos tempos, algo moderno, do mundo dos negócios, entretanto meu querido, não se engane, quem falou nisso pela primeira vez foi o filósofo Aristóteles: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!”. Em japonês, diz-se Kaizen: kai (mudança) e zen (melhor), ou seja, melhoria contínua. O termo americanizado criado por Tony Robbins é Cani (pronuncia-se Canai) Constant and Never Endind Improvement. Então, temos boas notícias: você pode ser excelente todos os dias, e melhor.

Podemos ser melhores pais e mães, amigos e profissionais. Você pode mudar seus hábitos, atitudes diárias, etc., nas coisas mais simples e corriqueiras, como: escovar os dentes com a torneira fechada, não jogar lixo na rua, tirar seu prato da mesa, um bom dia, agradecer mais vezes ao dia pelas coisas que você já tem, escutar mais, ser mais flexível, usar as "palavras mágicas": com licença, muito obrigada, por favor, etc.

Agora coloque isso em prática apenas um dia na sua vida. Estou certo de que, se você fizer isso vai perceber grandes mudanças nas pessoas ao seu redor, e caro leitor, você pode ir além, se colocar em prática no segundo ou terceiro dia, vai descobrir que o responsável por essa mudança foi você mesmo, as pessoas apenas retribuíram seu sorriso, sua gentileza. E, quando isso acontecer, muitas coisas boas começarão a ocorrer em sua vida.

A excelência depende apenas de um primeiro passo, para alcançá-la não ache que necessite de grandes mudanças, mas de simples escolhas diárias. Tente você também e logo verá a transformação, tanto na sua vida quanto na vida de outras pessoas. Bons comportamentos geram bons comportamentos, pense bem.

“As grandes mudanças nascem nas pequenas mudanças” (Rafael Roza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário