segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Como ser uma pessoa mais confiável


Caro amigo leitor, de todos os cursos de MBA que existe no mercado, de todas as faculdades e suas lindas pós-graduações, se você não for um profissional de confiança você é o mesmo que um nada, pois você não tem valor algum para o mercado. Muitas vezes tive a infelicidade de conhecer profissionais como estes, coisa que me deixou muito triste e me fez repensar muito e de me policiar mais, pois todos somos sucetivos a falhas, mas falhas de caráter devem estar sempre em constante vigilia.

Existe vários passos a serem seguidos em busca de um caráter sólido e transparente, é fácil, claro que não, pois vivemos rodeados da contaminação do mundo, mas entenda, é de extrema necessidade nós sermos e fazermos a diferença no mundo que vivemos e isso começa com a gente, com o nosso agir, no nosso comportamento.

Em uma reportagem que li na E-zine motivação, apresentava exatamente este tema, explicado por Paulo Kretly, presidente da FranklinCovey Brasil, além de palestrante nas áreas de liderança, administração do tempo, gestão e produtividade pessoal e interpessoal. A resposta dele indica 13 comportamentos que são fundamentais às pessoas que desejam obter a confiança dos outros, confira:

1. Ser sincero.
2. Demonstrar respeito.
3. Criar transparência
4. Corrigir seus erros.
5. Demonstrar lealdade.
6. Entregar resultados.
7. Melhorar sempre.
8. Enfrentar a realidade.
9. Esclarecer expectativas.
10. Praticar a responsabilidade.
11. Escutar primeiro.
12. Honrar compromissos.
13. Confiar.

Precisamos nos habituar a dizer sempre a verdade. Considerar a opinião alheia às vezes, não é suficiente, precisamos considerá-la sempre. A confiança é o passaporte para a sustentabilidade. Então, se você quer se tornar uma pessoa mais confiável, pratique os 13 comportamentos todos os dias e em todos os momentos de sua vida, mudança é uma questão de escolha, faça a sua!

“São treze passos que te separa do que você é do que você gostaria de ser, apenas treze passos”.(Rafael Roza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário