domingo, 24 de julho de 2011

Oportunista


Desde pequeno sempre ouvia história de homens que enriqueceram devido a uma grande oportunidade alcançada e muito bem acertada, sem dúvida em partes tal afirmação realmente está correta, e falo em partes pois muitas pessoas esquecem de contar e principalmente de dar crédito a outra parte, que eu prefiro chamar de olho na oportunidade.


Grandes oportunidades acontecem todos os dias em todos os lugares do mundo, e pode ter certeza elas não caem do Céu, mas sim são criadas pelo homem, ou pela necessidade do tempo, ou pelo desejo do momento.

Vou usar como exemplo a GOOGLE, quem não gostaria de ser dono deste império que a cada dia cresce no mundo da informática. Mas tudo começou com uma necessidade humana, os jovens criadores do GOOGLE Larry Page e Sergey Brin - na Universidade de Stanford, sentiram a necessidade de se desenvolver um sistema que fosse mais abrangente e que trouxesse informações mais relevantes frente aos outros concorrentes de busca de informações online. Naquela época fazer uma pesquisa usando o computador exigia tempo e paciência, difícil de ser entendido nos tempos de hoje que com apenas um titulo e um ENTER um mundo de informações relevantes são destacadas e muito bem distribuídas em seu computador.

O que trouxe essa oportunidade, sorte, claro que não, mas um olho atento as necessidades humanas e o desejo de ser fazer mais e melhor frente as coisas já existentes.

Certa vez li um livro que tinha como titulo idéias que nascem do nada rumo ao estrelato, que conta a historia de boas idéias que alcançam grandes níveis de sucesso, mas acho que se poderia escrever outro livro, idéias que nascem do nada e acabam no nada.

Tantas boas idéias caem como comenta em nossos brainstorm pessoal, que atenderiam as necessidades ou os desejos humanos mas acabam morrendo por falta de entender, conhecer e aplicar no mercado tais idéias.

Então o que é um oportunista, um sortudo de momento, ou um idealizador realizador, aquele que pensa e responde com ação, aquele que imagina onde quer chegar e depois planeja o caminho para alcançar.

E eu vou além, oportunista é aquele que investe seu tempo conhecendo as coisas do mundo, aquele que não se conforma com o que tempos, mas é conformado com o que podemos fazer, que enxerga as situações como desafio e não dificuldade, que estuda, estuda e estuda até achar a resposta certa, aquele que se dispõe a errar crendo que irá acertar.

Oportunista: buscando o que não existe, crendo que irá alcançar e vivendo como se já estivesse lá;

(Rafael Roza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário