terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma criatividade engessada





Lembro-me quando criança as milhares de idéias e sonhos que a cada segundo passava pela minha cabeça, quem nunca sonhou em ser bombeiro, policial, astronauta e por ai vai. Criança realmente se destaca e encanta pela sua infinidade de sonhos, simplesmente porque a criança se importa em sonhar e não se preocupa em não alcançar.

Ontem mesmo conversava com um grande amigo (Fernando) gerente sênior de TI em uma grande corporação, e ele me contava dos seus sonhos, o que passava pela sua cabeça, o que gostaria de alcançar, onde queria chegar. E aquela conversa me fez lembrar de quando eu era criança que sonhava e sonhava.

Mas ao longo da conversa me indaguei e o indaguei:

“Se tem tantos planos e idéias porque então não colocá-la em ação?”. Simples é a pergunta, complicada é a resposta.

Percebo que nos dias de hoje, onde não somos mais crianças a caça de uma simples aventura, mas homens em busca de uma conquista, nos deparamos com situações que nos afastam de idealizar um sonho,o fator MEDO.

Quem nunca sentiu medo de alguma coisa, que nunca aos mesmo tempo que teve uma boa déia pensou em milhões de coisas que poderiam dar errada com a mesma.

Aprendi quando era criança com a minha mãe que o medo tem de ser um mediador de escolhas erradas. Ex. Vou atravessar uma rua extremamente movimentada, óbvio que o medo de ser atropelado me trará cautela suficiente para tomar cuidado na travessia. Entretanto aprendi que esse deve ser o limite do medo, limite de nos ajudar e não engessar boas e excelentes idéias criativas que nascem e infelizmente morrem todos os dias por falta de coragem.

Graças a Deus ainda encontramos raras peças corajosas que desafiam e escrevem suas histórias no mundo, entretanto esse número é muito menor do que deveria ser.

Errar faz parte, quem quiser acertar tem de estar disposto a errar, esse é o jogo, não faça o medo engessar seus sonhos, coloque o medo no seu devido lugar, apenas um breve mediador de escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário