sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Habilidade em relacionamento

Habilidade em relacionar-se é a base para o começo de qualquer construção social, familiar e profissional, por isso a importância de se ter uma boa noção sobre este tema.
No meio profissional você pode possuir várias habilidades, ser bom em contas, um bom marketeiro, ser ótimo em desenho industrial, mas se você não tem habilidade de se relacionar com as pessoas, certamente estará construindo uma grande cova social, ou estará perdendo muitos negócios.
E entenda, quando digo habilidade não digo ser o tagarela da empresa, muito pelo contrário, isso só vai mostrar sua ausência da mesma.
O perfil social humano é subdividido em várias vertentes, e alguns perfis eu dividiria da seguinte forma: “conquistador” aquele que sempre da um jeitinho de virar seu amigo (pessoas que falam bem), os “conquistados” aqueles que você tem que mover mundos e muros para se tornar amigo (depois que se derruba a muralha você ganha um grande amigo), o “atirador de elite” procura sempre um alvo para descontar suas frustrações (se você for inteligente e habilidoso tira de letra esse difícil comportamento), o “bomba relógio” aquele que pode explodir a qualquer momento (essa vai te exigir o máximo de cautela, são pessoas extremamente delicadas). Nome é o que não falta e comportamento também.
A habilidade de se relacionar com os diferentes perfis humanos nasce no entendimento de que pessoas são diferentes de você, ou seja, você também é diferente das outras pessoas, e que da mesma forma que as pessoas têm de se esforçar para lidar com você, consequentemente você também tem de se esforçar para lidar com as diferenças das outras pessoas, não existe perfil melhor ou pior, mas sim aquele que vai te exigi mais ou menos habilidade.
Conheça seu alvo, identifique o seu perfil, entenda seu comportamento, como lida com a razão e com a emoção, e a partir daí você terá base suficiente para começar a construir um bom e duradouro relacionamento.
Pessoas mais fechadas não gostam de comportamentos extravagantes, o conquistador gosta de ser ouvido, o bomba relógio necessita de pessoas mais calmas e o atirador de elite exige pessoas de postura mais firme, se não ele passa por cima, e por ai vai.
Em resumo, não quero passar a idéia de que com cada pessoa você deixará de ser o que é, ou perder sua identidade, mas sim inteligência de entender a necessidade de se adaptar a terrenos diferentes, estes fatores só ira acrescentar para sua vida social e profissional.

“Em um saco de laranja nenhuma é igual à outra, entretanto nenhuma foge do saco, aprenda a viver em sociedade” (Rafael Roza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário